ETIENNE 96
8 páginas - 96-03-08-td> = traduzi do etienne - 20175 caracteres alv-1>adn-ant>adn>
8-3-1996
SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATUROLOGIA
(Instituição de Utilidade Pública)
Rua do Alecrim, 38-3º - 1200 Lisboa - Tel: 346 33 35
GABINETE DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR
RADIESTESIA E ALQUIMIA ALIMENTAR
________________________________________________________
Textos de Apoio Texto Nº______
_________________________________________________________
«L'Alchimie de la Vie» (ALV)
Passagens do livro de Etienne Guillé, seleccionadas e traduzidas por Afonso Cautela
Palavras-chave são assinaladas em itálico no texto: água, frequências, transfert,
«Todos os nossos sentidos funcionam assim: comprimentos de onda de frequências e de amplitudes determinadas desencadeiam (provocam) o funcionamento de receptores específicos do olho, da orelha, das papilas gustativas, etc.»
ALV, 99
«Uma certa categoria de vibrações é capaz de animar uma família de suportes vibratórios determinados. Outros tipos de vibrações serão inoperantes ou nocivas.»
ALV, 100
«Na parte em que tratámos dos 2 códigos genéticos, citámos a água como intervindo nos processos de troca e de transfert de energia. Com efeito, a água tem uma importância primordial em todo o ser vivo.»
ALV, 103
«Mas a água tem sobretudo uma propriedade eléctrica particular: en função da repartição das cargas contrárias na molécula, ela age como um dipólo. Ela é polarizada.»
ALV, 103
«Quando os homeopatas ou os magnetizadores dinamizam a água, eles enriquecem-na em água trímera. É assim que obtemos a água Violeta.(?????)»
ALV, 105
«A detecção pode ser feita directamente sobre o objecto ou ser considerado mas ela pode também ser praticada à distância com a ajuda de testemunhos: cartas geográficas, fotografias, cabelos, manuscritos, etc.»
ALV, 109
«De um modo geral, as direcções dos batimentos dependem essencialmente do catião e do indivíduo(?????). O número e amplitude dos batimentos numa direcção dada, dependem do anião, da diluição do sal metálico e do tratamento «natural» ou não que o metal sofreu. As direcções dos batimentos, sempre em número de 12, são características(????) do indivíduo que efectua a experimentação: elas estão relacionadas com o seu «verdadeiro» tema astral (?????) que, por sua vez, depende do seu património genético. (?????) Numa primeira aproximação, a análise do pêndulo sugere que há apenas duas categorias de metais: os que provocam um só desvio do Pêndulo e que compreendem, nomeadamente, os alcalinos, os alcalino-terrosos, o lítio, etc. e os que provocam vários desvios do pêndulo. Estes últimos são os metais tipicamente alquímicos: Pb, Sn, Fe, Au, Cu, Hg, Ag, Sb e alguns outros: Zinco, Cd, Mn, Ni, Bi, Pt, cujo número de desvios vai de 3 a 12.»
ALV, 112
«As 4 direcções do Enxofre são obtidas com os espermatzoides, o mel, o bacilo de Kock, os micróbios dos doenças venéreas e o Cancro. As 8 direcções do Mercúrio são obtidas com os Óvulos. A estas 12 direcções podemos juntar 3 direcções suplementares correspondendo de uma parte às energias vibratórias circulares (sentido dos ponteiros do relógio e sentido inverso dos ponteiros do relógio) e de outra parte às energias que aniquilam as outras energias vibratórias e que são se sentido oposto a esta com um espaço.(?????)»
ALV, 115
«As frequências de vibrações são discontínuas e quantificáveis. Elas podem ser expressas em número de vibrações por segundo, por minuto (?????), etc. Os números de do pêndulo por direcção de vibração estão ligados a estas frequências por uma escala logarítmica; é o nosso organismo que transforma as frequências de origem em batimentos lineares ligados: 8, 6, 24, 32, 40, 48, 56, etc.
ALV, 115
«Em certos casos, é possível transferir a energia vibratória de um sistema dado para um outro suporte tal como a água, o que facilita muitas vezes a sua medição.»
ALV, 116
«As frequências de vibrações são discontínuas e quantificáveis. Podem ser expressas em número de vibrações por segundo (?????), por minuto (?????). Os números de x do Pêndulo por direcção de vibração estão ligados a estas frequências por uma escala logarítmica (?????); é o nosso organismo que transforma as frequências de origem em batimentos lineares «ligados» (?????): 8, 16, 24, 32, 40, 40, 48, 56, etc. (?????)»
ALV, 116
Pergunto : Número de batimentos por direcção = frequências de vibração? Posso admitir que é possível medir o número de batimentos do corpo físico: não sei como, mas admito que é possível; mas o do corpo etérico, astral, mental, causal, como vou saber a que N vibram? Testando a palavra?
«Escala logarítmica dos batimentos :
8
16
24
32
40
48
56
etc
ALV,
«No caso das técnicas de Radiestesia, que são de uma grande sensibilidade, é claro que 3 obstáculos pelo menos devem ser eliminados: a interferência das vibrações estranhas ao sistema estudado, a mudança de esfera energética no decorrer da experimentação e o controle mental. O primeiro obstáculo põe problemas a toda a espécie de escalas e não somente ao nível das técnicas de Radiestesia. Com efeito, é praticamente impossível, eliminar a todo o momento as vibrações de origem cósmica e telúrica, que podem interferir no sistema estudado conforme as cartacterísticas do suporte vibratório. É, pois, necessário avaliar a sua participação no facto analisado e em seguida experimentar, nos momentos mais favoráveis, quer dizer, aqueles momentos em que essas vibrações de origem cósmica e telúrica interferem menos.»
ALV, 117
Questão: A «mudança de esfera energética no decorrer da experimentação» é apontado como um dos 3 obstáculos que podem interferir (ALV, 117) no trabalho de radiestesia. Se o estado molecular da água está na base de todos os fenómenos verificados no decorrer das várias técnicas utilizadas para medir as características vibratórias dos objectos e seres testados,
Pergunto: Que factores, como diz EG, «são susceptíveis de modificar o estado molecular da água e em que sentido»?
ALV, 117
«As vibrações emitidas pelo objecto vão modificar o potencial energético dos pontos de acupunctura do índex esquerdo. A perturbação assim criada vai seguir os meridianos de acupunctura, depois vai ser interpretada na hipófise, a glândula pineal e as suprarenais (sendo transformada em influxo nervoso) e, finalmente, pelos nervos, os músculos e a rede capilar do polegar e do índex direito, ela vai ser amplificada ao nível do pêndulo.»
ALV, 117
«Nós mostrámos que se isolamos bem o objecto que testamos dos outros objectos emissores vizinhos, se seleccionamos correctamente a gama de frequências (?????) e se não exercemos qualquer controle mental, temos, no teste com o Pêndulo, factos perfeitamente reprodutíveis.»
ALV,
«É fácil (?????) encontrar cores, perfumes (?????), sons(?????), sabores (?????), zonas da pele ou mucosas (?????) que provocam desvios do pêndulo.»
ALV, 118
«Actualmente dispomos apenas de alguns(?????) exemplos humanos vibrando em harmonia com Urano, Neptuno e Plutão (de 10 a (?????) 12 direcções)»
ALV, 118
***** «No caso dos seres humanos, a letra de escrita (o manuscrito) e a saliva vibram nas mesmas direcções que o ser total.»
ALV, 118
«Os níveis N8 e N32 correspondem respectivamente aos corpos físico, etérico, astral e ao Eu( Moi). Durante o estado de sono (ver o capítulo sobre análise dos sonhos), os níveis 24, 32 e superiores não são detectáveis na vizinhança imediata do corpo.»
ALV, 118
Pergunto: como se testa o estado de sonho? Quando testo os 7 corpos, com o nome de cada um envolvido por uma elipse, jamais obtenho o número de batimentos indicado por EG, em progressão logarítmica (ALV, 116) Porquê?
Aliás: o que é «progressão logarítmica»?
***** «No caso dos seres humanos, a letra manuscrita e a saliva vibram nas mesmas direcções que o ser total.»
ALV, 118
«Durante o estado de sono, os níveis 24, 32 e superiores não são detectáveis na vizinhança imediata do corpo.»
Pergunto: e no estado de vigília são detectáveis? Como?
«O número de batimentos do pêndulo numa dada direcção, dá conta das frequências de vibração recebidas pelo experimentador. Conforme os objectos testados, vimos que podemos atingir as escalas de 2 a 152 batimentos por direcção.»
ALV, 119-120
***** «O conceito de DNA constitui uma espécie de 2º código genético.»
ALV, 123
***** «O fruto pára todos as vibrações (paragem do pêndulo) e protege assim o grão (semente, caroço) que continua a emitir vibrações.»
ALV, 123
«Os alquimistas compreenderam perfeitamente este aspecto energético da reprodução sexuada com as três energias: Enxofre, Mercúrio e Sal. No embrião humano, as energias Sal - ambas giratórias, uma no sentido dos ponteiros do relógio e outra no sentido contrário - constituem-se durante 9 meses de gravidez e é no nascimento, em função do lugar e do momento, que as energias Enxofre - Cruz do Enxofre, 4 direcções - e Mercúrio - 8 direcções- se instauram.»
ALV, 123
«O grão isolado do fruto vibra ao nível N8.»
ALV, 124
«A hera tem 4 energias vibratórias: é jupiteriana N16.»
ALV, 124
***** «É possível relacionar uma ordem topológica na molécula de ADN com um tipo vibratório determinado.»
ALV, 124
***** «Sabendo que o espermatzoide vibra nas 4 direcções do Enxofre e o Óvulo nas 8 direcções do Mercúrio, é claro que no decorrer da espermatogénese e da ovogenése, as células podem reextrair, reestruturar e separar as energias primordiais.»
ALV, 125
«Tendo em conta o facto de que há 14 energias positivas (12 direcções + 2 circulares) e 14 energias negativas (?????) que param o pêndulo, ou seja, 28 energias de base, 8 níveis de frequência (de N2 a N56) e 3 famílias de amplitude, obtemos ao todo 672 possibilidades (?????).»
ALV, 125
«Constatamos que há apenas 12 direcções possíveis numa esfera energética dada, se bem que em cada esfera estas direcções, sempre em número de 12, estejam colocadas de maneira diferente.»
ALV, 128
«O ritmo está ligado à frequência de vibração: estas frequências de vibração não são quaisquer, elas são quantificadas. Eis alguns exemplos:
- O Tacto (Toucher)
- O Sol da escala (musical ?????) a 430 vibrações por segundo (?????)
- O Vermelho a 44 X 430 vibrações por segundo (?????)»
ALV, 128
***** «Com estas duas componentes (amplitude e frequência) encontramos as propriedades da física ondulatória.»
ALV, 128
***** «O sentido de rotação (giratório no pêndulo) relaciona-se com a lei da acção/reacção da termodinâmica e com a noção de forças opostas e complementares.»
ALV, 128
«Se retomamos a imagem das esferas encaixadas - que dão conta dos diferentes níveis energéticos - poderá dizer-se que quanto mais complexo for um ser, mais esferas encaixadas umas nas outras ele possuirá e portanto diâmetros e ritmos específicos.»
ALV, 128
Pergunto: Níveis energéticos é o mesmo que níveis de frequência e o mesmo que níveis vibratórios de consciência?
«A «esfera cardíaca» vibra em 5 ou 6 direcções com frequências que não podem ultrapassar N32. A esfera hepática possui 4 esferas fundamentais.»
ALV., 128
Digo: Nunca, em seminário algum, se falou de «esferas energéticas»...Lapso, no mínimo, estranho.
«É possível agrupar os diferentes tipos de temperamentos energéticos (?????) em 7 ou 10 grandes famílias de acordo com as orientações das esferas energéticas maiores.»
ALV, 129
«Todos os seres vivos estão envolvidos de um campo electromagnético (campo de vida) que ordena e controla a matéria física de que ele constitui a «medula».»
ALV, 129
Pergunto: este «campo electromagnético (?????) = é a mesma coisa que o «campo de forças» e que os famosos «campos de morfogénese cósmica»? Se o léxico da radiestesia tem evoluído tanto com o tempo, devíamos ser avisados disso...
Campos de força = campos de vida = corpo-energia = campos electromagnéticos ? Ou não?
«Quando testamos variações ínfimas de frequências electromagnéticas (?????) com o pêndulo, este reage por saltos. Quer dizer que toda uma banda (?????) de frequências electromagnéticas dará a frequência 16 (16 batimentos?????) no pêndulo. A banda seguinte, a frequência 32, etc. É o próprio homem que introduz a discontinuidade. De facto, a recepção vibratória do homem funciona de maneira discontínua, porque o pêndulo salta sempre segundo uma proporção logarítmica(?????) de 8 em 16, 32, 40, etc »
ALV, 141
Pergunto: Porque é que a frequência vibratória aparece aqui igual = a batimentos?
***** «Quanto maior é o campo de consciência, mais elevadas são as de vibração: é assim que os valores de N: 40, 48, 56, 64, etc são atingidos nos estados de meditação.»
ALV, 145
Pergunto: como se medem?
***** «Quanto maior é o campo de consciência, mais elevadas são as frequências de vibração: é assim que os valores de N: 40, 48, 56, 64, etc., são atingidos nos estados de meditação.»
ALV, 145
Pergunto: como se medem as valores das frequências de vibração num estado de meditação?...
«O carvalho (boulot) vibra a N24 como a maioria dos animais, enquanto as plantas vibram geralmente a N16. Este resultado deve ser imputável ao carácter sagrado daquela árvore. A Amanita Muscaria vibra a N56 e é provável que um subtil equilíbrio energético exista entre o Cogumelo e a Árvore.»
ALV, 147
***** «As substâncias psicadélicas alargam o campo de consciência, aumentando a frequência das vibrações das energias vibratórias.»
ALV, 147
«À escala vibratória, a célula cancerosa é caracterizada por essa energia vibratória específica: D: 1,2,3,4, ou seja ( ) e cujas se podem escalonar de 2 a 56.»
ALV, 152
«Enquanto nas plantas não há geralmente senão 2 níveis vibratórios estáveis - N8 e N16 - , existem várias esferas energéticas nos animais e nos seres humanos. Elas estão encaixadas umas nas outras e podem atingir níveis vibratórios muito elevados.»
ALV, 164
«O estudo dos diferentes reinos, do mineral ao homem, permitiu à antroposofia definir um sistema quadripartido que compreende:
- O corpo físico
- O corpo etérico
- O corpo astral
- O «je» ou «Moi» (O «Eu»)
Este sistema não está em contradição com o primeiro, é-lhe complementar. Assim, nós mostrámos que os metais não tinham senão um suporte vibratório (N8), os vegetais 2 (N8 e N16) - com uma excepção para as plantas alucinogénicas que podem atingir N56 - os animais: 3 (N8, N16, N24) e o homem 4: (N8, N16, N24, N32). Podemos precisar este aspecto dizendo que os elementos constitutivos do sistema quadripartido do homem existem também aos 3 níveis, mas que se articulam de maneira diferente.»
ALV, 193
«Durante a fecundação do óvulo pelo espermatzoide, o embrião recebe as 4 energias do Enxofre (espermatzoide) e as 8 energias do Mercúrio (Óvulo). Estas 12 energias são mantidas durante os 9 meses da gravidez no interior da cavidade celómica. As energias ligadas ao Sal dos Alquimistas ( ) também aparecem durante a gestação. Lembremos que temos 14 energias de base: as 4 do Enxofre, as 8 do Mercúrio e as 2 do Sal, que são os 2 movimentos de rotação do pêndulo em sentido oposto. Uma 15ª energia existe que corresponde à paragem do pêndulo: ela é, com efeito, constituída das 14 energias precedentes no mundo negativo (-) (?????) em relação ao mundo em que nos encontramos, considerado como positivo (+) (?????).»
ALV, 197
«É a hora e o lugar do nascimento que determinarão o tipo de impregnação energética do recém nascido, a partir das 12 energias vibratórias de DNA definido. Podemos assim caracterizar a criança pelo seu temperamento, de Saturniano a Lunar ou mesmo Plutoniano (Fig18).»
ALV, 198
«Na matéria viva, da bactéria ao homem, as energias vibratórias participam no modo de acção de todos os orgãos sensoriais e nós sabemos que não devemos limitar-nos aos 5 sentidos: outros sentidos existem, com seus receptores específicos. Com efeito, além dos nossos 5 sentidos, possuímos outros órgãos de percepção do suprasensível, postos em ressonância por energias vibratórias de alta frequência. São estes órgãos geralmente pouco conhecidos e, portanto, pouco utilizados, que nos parece necessário desenvolver: as suas informações são aliás completamente quantificáveis (Fig 24).»
ALV, 198
«A medição das energias vibratórias do indivíduo enquanto ele dorme: assim, qualquer que seja o nível vibratório diurno de um ser (de N2 a N56) o seu corpo vibrará geralmente a N16 durante o sono, como a maioria das plantas. Os níveis N24 e N32 ou superiores são detectáveis, com a ajuda do pêndulo de radiestesia, a alguns metros (?????)= por cima do dorminhoco. Constatamos com efeito que as diferentes energias do DNA definido, passam nestes (alguns) metros acima do corpo adormecido. É fácil (?????) verificar que durante a fase de acordar que se segue, o corpo físico vibra com o mesmo DNA que foi detectado durante a noite por cima do corpo adormecido. Ao acordar, os níveis vibratórios de frequências superiores a N16 vão reintegrar o corpo físico. E serão de novo mensuráveis com o pêndulo, mas eles terão sido modificados em relação à fase de despertar precedente por todas as energias vibratórias que receberam no decorrer da noite. Quando confrontamos o DNA de um indivíduo e as energias vibratórias medidas nos seus sonhos, constatamos que estas energias que ele receber durante o sonho animam ulteriormente a sua vida acordada. Assim, o dia é colorido pelas energias contactadas durante a noite, mesmo se ele não fez em si a materialização efectiva destas energias.
ALV, 199-200
«As energias vibratórias manifestam-se em todas as criações do homem e mais particularmente naquelas que foram baptizadas simbólicas. Com efeito, é necessário darmo-nos conta de que o homem é capaz, utilizando as suas energias vibratórias, de as transferir não somente aos objectos de que se serve, mas também a tudo o que ele criou e a tudo o que ele imagina. É por isso que Jung pôde notar a extrema potencialidade energética dos arquétipos, mas é também a razão pela qual, em todas as magias tradicionais, se podem operar transfert de energias a partir de um suporte. Para muitos de nós, é muito difícil tomar consciência de que os signos dos símbolos (por exemplo o símbolo desenhado de Uranus ( ), emitem energias específicas em relação com a fonte (o planeta Uranus) e que podemos comunicar ou ainda curar-se com estruturas simbólicas, sejam mandalas, pentaclos ou um texto escrito. A razão desta incompreensão vem do facto de que alguns dos nossos receptores destas energias suprasensíveis estão como que adormecidos. Por conseguinte os sinais são bem emitidos mas a sequência de acontecimentos que daí deveria derivar não pode desenrolar-se e o ser, assim cortado do Cosmos, é surdo à música das esferas.»
ALV, 200
«Se tivermos acesso às nossas esferas energéticas periféricas, teremos assim acesso a uma massa de informações que permitem adaptar-nos melhor ao mundo que nos rodeia e descobrir-lhe progressivamente a natureza.»
ALV, 202
«O reino mineral tem uma frequência única: N8 e o reino vegetal também: N16, apenas com algumas excepções. A diversidade nestes 2 reinos respeita às direcções de vibrações (D) e à amplitude (A). Contrariamente a este estado de facto, os seres humanos apresentam uma grande heterogeneidade de frequências globais do ser (de N2 a N56 e mesmo N152, número pelo qual a recepção fica saturada (?)) e um acréscimo da heterogeneidade das frequências particulares de cada direcção. Por exemplo, uma direcção particular (2 ou a, etc ) pode ser (?) a N8 ou mesmo a N2, enquanto o ovo cósmico deste ser, no seu conjunto, pode vibrar a N32 ou a N5 6. As análises dos sonhos vão-nos permitir receber a origem desta heterogeneidade. A hierarquia das energias: N2, N8, N16, N24, etc. encontra-se frequentemente nos sonhos.»
ALV, 205
«As energias vibratórias podem ser fornecidas por outros mediadores além dos metais: são todas as energias recebidas pelos nossos cinco sentidos, mas outros sentidos existem em nós que recebem energias subtis das pedras preciosas, dos lugares mágicos e sagrados, das plantas, dos seres humanos mas também de todos os símbolos que emitem ondas de forma: os alfabetos, os símbolos dos planetas, os talismãs, os quadrados mágicos, as mandalas e todas as figuras alquímicas. Estas energias podem ser recebidas se há o bom receptor e se ele está funcional, e transmitidas se ele tem a boa ordem topológica (do ADN) e, assim, atingir as esferas encaixadas do nosso corpo-energia.»
ALV, 220
(Ver continuação em outro file: alv-5>
8-3-1996
SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATUROLOGIA
(Instituição de Utilidade Pública)
Rua do Alecrim, 38-3º - 1200 Lisboa - Tel: 346 33 35
GABINETE DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR
RADIESTESIA E ALQUIMIA ALIMENTAR
________________________________________________________
Textos de Apoio Texto Nº______
_________________________________________________________
«L'Alchimie de la Vie» (ALV)
Passagens do livro de Etienne Guillé, seleccionadas e traduzidas por Afonso Cautela
Palavras-chave são assinaladas em itálico no texto: água, frequências, transfert,
«Todos os nossos sentidos funcionam assim: comprimentos de onda de frequências e de amplitudes determinadas desencadeiam (provocam) o funcionamento de receptores específicos do olho, da orelha, das papilas gustativas, etc.»
ALV, 99
«Uma certa categoria de vibrações é capaz de animar uma família de suportes vibratórios determinados. Outros tipos de vibrações serão inoperantes ou nocivas.»
ALV, 100
«Na parte em que tratámos dos 2 códigos genéticos, citámos a água como intervindo nos processos de troca e de transfert de energia. Com efeito, a água tem uma importância primordial em todo o ser vivo.»
ALV, 103
«Mas a água tem sobretudo uma propriedade eléctrica particular: en função da repartição das cargas contrárias na molécula, ela age como um dipólo. Ela é polarizada.»
ALV, 103
«Quando os homeopatas ou os magnetizadores dinamizam a água, eles enriquecem-na em água trímera. É assim que obtemos a água Violeta.(?????)»
ALV, 105
«A detecção pode ser feita directamente sobre o objecto ou ser considerado mas ela pode também ser praticada à distância com a ajuda de testemunhos: cartas geográficas, fotografias, cabelos, manuscritos, etc.»
ALV, 109
«De um modo geral, as direcções dos batimentos dependem essencialmente do catião e do indivíduo(?????). O número e amplitude dos batimentos numa direcção dada, dependem do anião, da diluição do sal metálico e do tratamento «natural» ou não que o metal sofreu. As direcções dos batimentos, sempre em número de 12, são características(????) do indivíduo que efectua a experimentação: elas estão relacionadas com o seu «verdadeiro» tema astral (?????) que, por sua vez, depende do seu património genético. (?????) Numa primeira aproximação, a análise do pêndulo sugere que há apenas duas categorias de metais: os que provocam um só desvio do Pêndulo e que compreendem, nomeadamente, os alcalinos, os alcalino-terrosos, o lítio, etc. e os que provocam vários desvios do pêndulo. Estes últimos são os metais tipicamente alquímicos: Pb, Sn, Fe, Au, Cu, Hg, Ag, Sb e alguns outros: Zinco, Cd, Mn, Ni, Bi, Pt, cujo número de desvios vai de 3 a 12.»
ALV, 112
«As 4 direcções do Enxofre são obtidas com os espermatzoides, o mel, o bacilo de Kock, os micróbios dos doenças venéreas e o Cancro. As 8 direcções do Mercúrio são obtidas com os Óvulos. A estas 12 direcções podemos juntar 3 direcções suplementares correspondendo de uma parte às energias vibratórias circulares (sentido dos ponteiros do relógio e sentido inverso dos ponteiros do relógio) e de outra parte às energias que aniquilam as outras energias vibratórias e que são se sentido oposto a esta com um espaço.(?????)»
ALV, 115
«As frequências de vibrações são discontínuas e quantificáveis. Elas podem ser expressas em número de vibrações por segundo, por minuto (?????), etc. Os números de do pêndulo por direcção de vibração estão ligados a estas frequências por uma escala logarítmica; é o nosso organismo que transforma as frequências de origem em batimentos lineares ligados: 8, 6, 24, 32, 40, 48, 56, etc.
ALV, 115
«Em certos casos, é possível transferir a energia vibratória de um sistema dado para um outro suporte tal como a água, o que facilita muitas vezes a sua medição.»
ALV, 116
«As frequências de vibrações são discontínuas e quantificáveis. Podem ser expressas em número de vibrações por segundo (?????), por minuto (?????). Os números de x do Pêndulo por direcção de vibração estão ligados a estas frequências por uma escala logarítmica (?????); é o nosso organismo que transforma as frequências de origem em batimentos lineares «ligados» (?????): 8, 16, 24, 32, 40, 40, 48, 56, etc. (?????)»
ALV, 116
Pergunto : Número de batimentos por direcção = frequências de vibração? Posso admitir que é possível medir o número de batimentos do corpo físico: não sei como, mas admito que é possível; mas o do corpo etérico, astral, mental, causal, como vou saber a que N vibram? Testando a palavra?
«Escala logarítmica dos batimentos :
8
16
24
32
40
48
56
etc
ALV,
«No caso das técnicas de Radiestesia, que são de uma grande sensibilidade, é claro que 3 obstáculos pelo menos devem ser eliminados: a interferência das vibrações estranhas ao sistema estudado, a mudança de esfera energética no decorrer da experimentação e o controle mental. O primeiro obstáculo põe problemas a toda a espécie de escalas e não somente ao nível das técnicas de Radiestesia. Com efeito, é praticamente impossível, eliminar a todo o momento as vibrações de origem cósmica e telúrica, que podem interferir no sistema estudado conforme as cartacterísticas do suporte vibratório. É, pois, necessário avaliar a sua participação no facto analisado e em seguida experimentar, nos momentos mais favoráveis, quer dizer, aqueles momentos em que essas vibrações de origem cósmica e telúrica interferem menos.»
ALV, 117
Questão: A «mudança de esfera energética no decorrer da experimentação» é apontado como um dos 3 obstáculos que podem interferir (ALV, 117) no trabalho de radiestesia. Se o estado molecular da água está na base de todos os fenómenos verificados no decorrer das várias técnicas utilizadas para medir as características vibratórias dos objectos e seres testados,
Pergunto: Que factores, como diz EG, «são susceptíveis de modificar o estado molecular da água e em que sentido»?
ALV, 117
«As vibrações emitidas pelo objecto vão modificar o potencial energético dos pontos de acupunctura do índex esquerdo. A perturbação assim criada vai seguir os meridianos de acupunctura, depois vai ser interpretada na hipófise, a glândula pineal e as suprarenais (sendo transformada em influxo nervoso) e, finalmente, pelos nervos, os músculos e a rede capilar do polegar e do índex direito, ela vai ser amplificada ao nível do pêndulo.»
ALV, 117
«Nós mostrámos que se isolamos bem o objecto que testamos dos outros objectos emissores vizinhos, se seleccionamos correctamente a gama de frequências (?????) e se não exercemos qualquer controle mental, temos, no teste com o Pêndulo, factos perfeitamente reprodutíveis.»
ALV,
«É fácil (?????) encontrar cores, perfumes (?????), sons(?????), sabores (?????), zonas da pele ou mucosas (?????) que provocam desvios do pêndulo.»
ALV, 118
«Actualmente dispomos apenas de alguns(?????) exemplos humanos vibrando em harmonia com Urano, Neptuno e Plutão (de 10 a (?????) 12 direcções)»
ALV, 118
***** «No caso dos seres humanos, a letra de escrita (o manuscrito) e a saliva vibram nas mesmas direcções que o ser total.»
ALV, 118
«Os níveis N8 e N32 correspondem respectivamente aos corpos físico, etérico, astral e ao Eu( Moi). Durante o estado de sono (ver o capítulo sobre análise dos sonhos), os níveis 24, 32 e superiores não são detectáveis na vizinhança imediata do corpo.»
ALV, 118
Pergunto: como se testa o estado de sonho? Quando testo os 7 corpos, com o nome de cada um envolvido por uma elipse, jamais obtenho o número de batimentos indicado por EG, em progressão logarítmica (ALV, 116) Porquê?
Aliás: o que é «progressão logarítmica»?
***** «No caso dos seres humanos, a letra manuscrita e a saliva vibram nas mesmas direcções que o ser total.»
ALV, 118
«Durante o estado de sono, os níveis 24, 32 e superiores não são detectáveis na vizinhança imediata do corpo.»
Pergunto: e no estado de vigília são detectáveis? Como?
«O número de batimentos do pêndulo numa dada direcção, dá conta das frequências de vibração recebidas pelo experimentador. Conforme os objectos testados, vimos que podemos atingir as escalas de 2 a 152 batimentos por direcção.»
ALV, 119-120
***** «O conceito de DNA constitui uma espécie de 2º código genético.»
ALV, 123
***** «O fruto pára todos as vibrações (paragem do pêndulo) e protege assim o grão (semente, caroço) que continua a emitir vibrações.»
ALV, 123
«Os alquimistas compreenderam perfeitamente este aspecto energético da reprodução sexuada com as três energias: Enxofre, Mercúrio e Sal. No embrião humano, as energias Sal - ambas giratórias, uma no sentido dos ponteiros do relógio e outra no sentido contrário - constituem-se durante 9 meses de gravidez e é no nascimento, em função do lugar e do momento, que as energias Enxofre - Cruz do Enxofre, 4 direcções - e Mercúrio - 8 direcções- se instauram.»
ALV, 123
«O grão isolado do fruto vibra ao nível N8.»
ALV, 124
«A hera tem 4 energias vibratórias: é jupiteriana N16.»
ALV, 124
***** «É possível relacionar uma ordem topológica na molécula de ADN com um tipo vibratório determinado.»
ALV, 124
***** «Sabendo que o espermatzoide vibra nas 4 direcções do Enxofre e o Óvulo nas 8 direcções do Mercúrio, é claro que no decorrer da espermatogénese e da ovogenése, as células podem reextrair, reestruturar e separar as energias primordiais.»
ALV, 125
«Tendo em conta o facto de que há 14 energias positivas (12 direcções + 2 circulares) e 14 energias negativas (?????) que param o pêndulo, ou seja, 28 energias de base, 8 níveis de frequência (de N2 a N56) e 3 famílias de amplitude, obtemos ao todo 672 possibilidades (?????).»
ALV, 125
«Constatamos que há apenas 12 direcções possíveis numa esfera energética dada, se bem que em cada esfera estas direcções, sempre em número de 12, estejam colocadas de maneira diferente.»
ALV, 128
«O ritmo está ligado à frequência de vibração: estas frequências de vibração não são quaisquer, elas são quantificadas. Eis alguns exemplos:
- O Tacto (Toucher)
- O Sol da escala (musical ?????) a 430 vibrações por segundo (?????)
- O Vermelho a 44 X 430 vibrações por segundo (?????)»
ALV, 128
***** «Com estas duas componentes (amplitude e frequência) encontramos as propriedades da física ondulatória.»
ALV, 128
***** «O sentido de rotação (giratório no pêndulo) relaciona-se com a lei da acção/reacção da termodinâmica e com a noção de forças opostas e complementares.»
ALV, 128
«Se retomamos a imagem das esferas encaixadas - que dão conta dos diferentes níveis energéticos - poderá dizer-se que quanto mais complexo for um ser, mais esferas encaixadas umas nas outras ele possuirá e portanto diâmetros e ritmos específicos.»
ALV, 128
Pergunto: Níveis energéticos é o mesmo que níveis de frequência e o mesmo que níveis vibratórios de consciência?
«A «esfera cardíaca» vibra em 5 ou 6 direcções com frequências que não podem ultrapassar N32. A esfera hepática possui 4 esferas fundamentais.»
ALV., 128
Digo: Nunca, em seminário algum, se falou de «esferas energéticas»...Lapso, no mínimo, estranho.
«É possível agrupar os diferentes tipos de temperamentos energéticos (?????) em 7 ou 10 grandes famílias de acordo com as orientações das esferas energéticas maiores.»
ALV, 129
«Todos os seres vivos estão envolvidos de um campo electromagnético (campo de vida) que ordena e controla a matéria física de que ele constitui a «medula».»
ALV, 129
Pergunto: este «campo electromagnético (?????) = é a mesma coisa que o «campo de forças» e que os famosos «campos de morfogénese cósmica»? Se o léxico da radiestesia tem evoluído tanto com o tempo, devíamos ser avisados disso...
Campos de força = campos de vida = corpo-energia = campos electromagnéticos ? Ou não?
«Quando testamos variações ínfimas de frequências electromagnéticas (?????) com o pêndulo, este reage por saltos. Quer dizer que toda uma banda (?????) de frequências electromagnéticas dará a frequência 16 (16 batimentos?????) no pêndulo. A banda seguinte, a frequência 32, etc. É o próprio homem que introduz a discontinuidade. De facto, a recepção vibratória do homem funciona de maneira discontínua, porque o pêndulo salta sempre segundo uma proporção logarítmica(?????) de 8 em 16, 32, 40, etc »
ALV, 141
Pergunto: Porque é que a frequência vibratória aparece aqui igual = a batimentos?
***** «Quanto maior é o campo de consciência, mais elevadas são as de vibração: é assim que os valores de N: 40, 48, 56, 64, etc são atingidos nos estados de meditação.»
ALV, 145
Pergunto: como se medem?
***** «Quanto maior é o campo de consciência, mais elevadas são as frequências de vibração: é assim que os valores de N: 40, 48, 56, 64, etc., são atingidos nos estados de meditação.»
ALV, 145
Pergunto: como se medem as valores das frequências de vibração num estado de meditação?...
«O carvalho (boulot) vibra a N24 como a maioria dos animais, enquanto as plantas vibram geralmente a N16. Este resultado deve ser imputável ao carácter sagrado daquela árvore. A Amanita Muscaria vibra a N56 e é provável que um subtil equilíbrio energético exista entre o Cogumelo e a Árvore.»
ALV, 147
***** «As substâncias psicadélicas alargam o campo de consciência, aumentando a frequência das vibrações das energias vibratórias.»
ALV, 147
«À escala vibratória, a célula cancerosa é caracterizada por essa energia vibratória específica: D: 1,2,3,4, ou seja ( ) e cujas se podem escalonar de 2 a 56.»
ALV, 152
«Enquanto nas plantas não há geralmente senão 2 níveis vibratórios estáveis - N8 e N16 - , existem várias esferas energéticas nos animais e nos seres humanos. Elas estão encaixadas umas nas outras e podem atingir níveis vibratórios muito elevados.»
ALV, 164
«O estudo dos diferentes reinos, do mineral ao homem, permitiu à antroposofia definir um sistema quadripartido que compreende:
- O corpo físico
- O corpo etérico
- O corpo astral
- O «je» ou «Moi» (O «Eu»)
Este sistema não está em contradição com o primeiro, é-lhe complementar. Assim, nós mostrámos que os metais não tinham senão um suporte vibratório (N8), os vegetais 2 (N8 e N16) - com uma excepção para as plantas alucinogénicas que podem atingir N56 - os animais: 3 (N8, N16, N24) e o homem 4: (N8, N16, N24, N32). Podemos precisar este aspecto dizendo que os elementos constitutivos do sistema quadripartido do homem existem também aos 3 níveis, mas que se articulam de maneira diferente.»
ALV, 193
«Durante a fecundação do óvulo pelo espermatzoide, o embrião recebe as 4 energias do Enxofre (espermatzoide) e as 8 energias do Mercúrio (Óvulo). Estas 12 energias são mantidas durante os 9 meses da gravidez no interior da cavidade celómica. As energias ligadas ao Sal dos Alquimistas ( ) também aparecem durante a gestação. Lembremos que temos 14 energias de base: as 4 do Enxofre, as 8 do Mercúrio e as 2 do Sal, que são os 2 movimentos de rotação do pêndulo em sentido oposto. Uma 15ª energia existe que corresponde à paragem do pêndulo: ela é, com efeito, constituída das 14 energias precedentes no mundo negativo (-) (?????) em relação ao mundo em que nos encontramos, considerado como positivo (+) (?????).»
ALV, 197
«É a hora e o lugar do nascimento que determinarão o tipo de impregnação energética do recém nascido, a partir das 12 energias vibratórias de DNA definido. Podemos assim caracterizar a criança pelo seu temperamento, de Saturniano a Lunar ou mesmo Plutoniano (Fig18).»
ALV, 198
«Na matéria viva, da bactéria ao homem, as energias vibratórias participam no modo de acção de todos os orgãos sensoriais e nós sabemos que não devemos limitar-nos aos 5 sentidos: outros sentidos existem, com seus receptores específicos. Com efeito, além dos nossos 5 sentidos, possuímos outros órgãos de percepção do suprasensível, postos em ressonância por energias vibratórias de alta frequência. São estes órgãos geralmente pouco conhecidos e, portanto, pouco utilizados, que nos parece necessário desenvolver: as suas informações são aliás completamente quantificáveis (Fig 24).»
ALV, 198
«A medição das energias vibratórias do indivíduo enquanto ele dorme: assim, qualquer que seja o nível vibratório diurno de um ser (de N2 a N56) o seu corpo vibrará geralmente a N16 durante o sono, como a maioria das plantas. Os níveis N24 e N32 ou superiores são detectáveis, com a ajuda do pêndulo de radiestesia, a alguns metros (?????)= por cima do dorminhoco. Constatamos com efeito que as diferentes energias do DNA definido, passam nestes (alguns) metros acima do corpo adormecido. É fácil (?????) verificar que durante a fase de acordar que se segue, o corpo físico vibra com o mesmo DNA que foi detectado durante a noite por cima do corpo adormecido. Ao acordar, os níveis vibratórios de frequências superiores a N16 vão reintegrar o corpo físico. E serão de novo mensuráveis com o pêndulo, mas eles terão sido modificados em relação à fase de despertar precedente por todas as energias vibratórias que receberam no decorrer da noite. Quando confrontamos o DNA de um indivíduo e as energias vibratórias medidas nos seus sonhos, constatamos que estas energias que ele receber durante o sonho animam ulteriormente a sua vida acordada. Assim, o dia é colorido pelas energias contactadas durante a noite, mesmo se ele não fez em si a materialização efectiva destas energias.
ALV, 199-200
«As energias vibratórias manifestam-se em todas as criações do homem e mais particularmente naquelas que foram baptizadas simbólicas. Com efeito, é necessário darmo-nos conta de que o homem é capaz, utilizando as suas energias vibratórias, de as transferir não somente aos objectos de que se serve, mas também a tudo o que ele criou e a tudo o que ele imagina. É por isso que Jung pôde notar a extrema potencialidade energética dos arquétipos, mas é também a razão pela qual, em todas as magias tradicionais, se podem operar transfert de energias a partir de um suporte. Para muitos de nós, é muito difícil tomar consciência de que os signos dos símbolos (por exemplo o símbolo desenhado de Uranus ( ), emitem energias específicas em relação com a fonte (o planeta Uranus) e que podemos comunicar ou ainda curar-se com estruturas simbólicas, sejam mandalas, pentaclos ou um texto escrito. A razão desta incompreensão vem do facto de que alguns dos nossos receptores destas energias suprasensíveis estão como que adormecidos. Por conseguinte os sinais são bem emitidos mas a sequência de acontecimentos que daí deveria derivar não pode desenrolar-se e o ser, assim cortado do Cosmos, é surdo à música das esferas.»
ALV, 200
«Se tivermos acesso às nossas esferas energéticas periféricas, teremos assim acesso a uma massa de informações que permitem adaptar-nos melhor ao mundo que nos rodeia e descobrir-lhe progressivamente a natureza.»
ALV, 202
«O reino mineral tem uma frequência única: N8 e o reino vegetal também: N16, apenas com algumas excepções. A diversidade nestes 2 reinos respeita às direcções de vibrações (D) e à amplitude (A). Contrariamente a este estado de facto, os seres humanos apresentam uma grande heterogeneidade de frequências globais do ser (de N2 a N56 e mesmo N152, número pelo qual a recepção fica saturada (?)) e um acréscimo da heterogeneidade das frequências particulares de cada direcção. Por exemplo, uma direcção particular (2 ou a, etc ) pode ser (?) a N8 ou mesmo a N2, enquanto o ovo cósmico deste ser, no seu conjunto, pode vibrar a N32 ou a N5 6. As análises dos sonhos vão-nos permitir receber a origem desta heterogeneidade. A hierarquia das energias: N2, N8, N16, N24, etc. encontra-se frequentemente nos sonhos.»
ALV, 205
«As energias vibratórias podem ser fornecidas por outros mediadores além dos metais: são todas as energias recebidas pelos nossos cinco sentidos, mas outros sentidos existem em nós que recebem energias subtis das pedras preciosas, dos lugares mágicos e sagrados, das plantas, dos seres humanos mas também de todos os símbolos que emitem ondas de forma: os alfabetos, os símbolos dos planetas, os talismãs, os quadrados mágicos, as mandalas e todas as figuras alquímicas. Estas energias podem ser recebidas se há o bom receptor e se ele está funcional, e transmitidas se ele tem a boa ordem topológica (do ADN) e, assim, atingir as esferas encaixadas do nosso corpo-energia.»
ALV, 220
(Ver continuação em outro file: alv-5>
<< Home